Palestras

Atuamos na realização de Palestras Técnicas e Palestras Shows para Seminários, Simpósios, Fórum, Workshop`s, Congressos, etc. Com temáticas voltadas à Motivação e Integração dos participantes e pitadas de bom humor. Para nós cada Palestra é um Projeto a ser estudado e analisado de acordo com as necessidades dos eventos.

Earthblog

A Real-World Joomla! Template

 

Blog´s

Professor Iranilson Mota

TRANSFORMANDO SUOR EM OURO PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Seg, 15 de Junho de 2009 20:28

 

Este tema é sobre o importante livro publicado pelo técnico de Bernardo Rezende, o livro resumo da trajetória profissional como técnico  Bernardinho, considerado por muitos como o melhor técnico de esportes coletivos do mundo.


O livro reúne os fundamentos utilizados na busca pela excelência no voleibol desde os tempos como técnico de um modesto clube italiano na cidade de Perugia até os tempos atuais com o grande sucesso da seleção brasileira de voleibol masculina. O livro tem como enfoque principal a carreira como técnico, mas possui também algumas passagens dos tempos de jogador onde Bernardinho já apresentava as atitudes que hoje tem como técnico.

Percebe-se ao ler o livro quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como espírito de equipe, paixão pelo que faz, disciplina, trabalho e outros mais. Cada um deles possui uma passagem no livro onde percebe-se facilmente a importância desses valores para os princípios de vida do treinador.

 

Transformando Suor em Ouro

 


Para Bernardinho, o espírito de equipe deve ser mantido a todo custo, pois no final das contas, são as pessoas que fazem a diferença. Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualidade foi o que ocorreu recentemente quando do corte do levantador Ricardinho do pan-americano Rio 2007. Antes do Pan, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, no entanto, foi cortado do Pan porque colocou em risco o valor de espírito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que essa seleção ainda não havia conquistado e se tratando do melhor levantador do mundo, ele colocou em risco essa conquista em prol do espírito de equipe. Isso é que é ter um sistema de valores e praticá-los.

 

O espírito de equipe não se trata apenas de juntar os melhores e colocá-los para jogar.  Espírito de equipe é tornar o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais. O papel do líder é entender seus atletas, desvendando seus talentos e suas limitações, identificando os botões corretos a serem apertados.  O que nos leva a refletir que muitos gestores não enxergam os verdadeiros talentos devido a suas próprias limitações como gestores.


O “Nós” é sempre mais importante do que o “EU”. Bernardinho cita uma passagem do livro de Earwin “Magic” Johnson, um dos gigantes do basquete americano, em que ele dedica um capitulo inteiro aos reservas do seu time, o Los Angeles Lakers, vendo neles a essência do trabalho em equipe que o levou a ganhar tantos campeonatos na NBA. “Eles nos desafiam diariamente a sermos melhores.”

O livro apresenta algumas técnicas utilizadas por Bernardinho na condução das suas equipes. Vou citar duas delas:

 

Técnico Bernardinho

 

Técnica 01A PIRÂMIDE DO SUCESSO – Uma ferramenta criada por John  R. Wooden, Técnico Mitico do basquete americano, um grande colecionador de títulos, construtor de times e formador de grandes craques como Kareen Abdul-Jabbar. Wooden percebeu que o sucesso podia ser visto como um edifício construído a partir da superposição de blocos de pedra. Inicialmente, ele selecionou dois blocos como sendo a base do edifício – Empreendedorismo e Entusiasmo, pois sem essas duas virtudes nenhum sucesso era possível. Aos poucos, ele foi acrescentando novos blocos até chegar a 15 que deram forma ao edifício. 5 na base (empreendedorismo, amizade, lealdade, cumplicidade e entusiasmo), 4 sobre eles (autocontrole, concentração, iniciativa e atenção), três acima (condicionamento, talento e espírito de equipe), os dois penúltimos (postura e confiança) e, por fim, o bloco que completa o edificio (espírito de competição). Depois foi acrescentando outras qualidades às faces inclinadas. Uma vez pronta, seu criador percebeu que era possível desvincular o sucesso daquilo que entendemos como vitória;

Técnica 02A RODA DO SUCESSO – Essa ferramenta foi criada por Bernardinho baseada nas observações colhidas em um ambiente em constante transformação traduzida em um corpo em movimento que gira, descreve círculos, evolui e dirige-se a uma meta estabelecida. Distribuídos ao longo de sua circunferência encontram-se fundamentos como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança, comprometimento e outros, que, à medida que a roda se movimenta sobre a estrada do planejamento, cada um deles entra em contato com o planejamento para que a meta seja atingida.

Em suma, o livro é recheado de ensinamentos de Liderança, Gestão de Projetos, Gestão da Estratégia e de Pessoas. É um verdadeiro prato cheio como exemplo de sucesso e de busca pela excelência. Recomendo este livro para aqueles que são apaixonados na arte de lidar com pessoas em qualquer instância ou que precisam lidar com pessoas para a própria sobrevivência.

Prof. Iranilson Mota – Consultor e Educador Universitário e Empresarial

 

Última atualização ( Qua, 01 de Julho de 2009 20:38 )